Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Por Carmen Saraiva

foto do autor


Contacto

cmsaraivasantos@gmail.com

100 páginas no Instagram

@carmensaraivasantos

calendário

Julho 2013

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031


Pesquisar entre as páginas

 


Mais do que um rascunho: o início

Segunda-feira, 22.07.13

 

Uma folha em branco pode despertar tanto entusiasmo, como terror. Já me confrontei ao longo da minha vida académica e enquanto jornalista com ambas as situações, mas confesso que felizmente a primeira foi mais frequente. Por mais vezes que a inspiração pareça falhar-nos quando mais precisamos dela, sempre senti que a enxurrada de palavras necessária para encher a imensidão de uma folha A4 acabava por me tomar de surpresa quando menos esperava. E assim, quase sem que desse conta, nasciam as "histórias"; primeiro em diários e folhas de papel soltas, mais tarde no ecrã de um computador... Mas apesar da tecnologia dominar o mundo atual e de nos termos rendido aos iPhones e iPads, um dos meus grandes tesouros continua a ser a coleção de cartas e postais que trocava com os amigos que moravam longe, ou os que recebia em ocasiões como o aniversário ou o Natal, no tempo em que ainda não sabiamos o que eram endereços de e-mail (achei alguns exemplares dessa coleção há uns dias e fiquei deliciada...). Sim, continuo a valorizar o papel e o cheiro das páginas de um livro, nunca li nem sei se lerei nos próximos tempos um e-book, mas a Internet tem um alcance que uma folha de papel arrumada dentro de uma gaveta nunca terá. E por isso decidi dar voz ao Blog 100 páginas.

A minha fonte de inspiração para tudo na vida sempre foram as pessoas e as coisas bonitas que me rodeiam e que amo, as minhas experiências, os lugares por onde já passei. E na escrita não é diferente. O desafio renova-se, por mais que os dedos teimem em pressionar centenas de milhar de vezes as mesmas teclas - porque os dias são todos diferentes e em todos eles, nem que a longevidade nos arraste até aos duzentos anos, aprendemos algo. Este blogue surgiu da necessidade de perpetuar o prazer de escrever que está impregnado na minha alma desde o momento em que aprendi a pegar num lápis, e que a profissão nunca satisfez em pleno, talvez porque a liberdade para deixar fluir esse mesmo lápis fosse infinitamente limitada. Agora, neste espaço, posso quebrar os grilhões e ser (ainda) mais feliz. Não será na forma de um diário ou caderno, como antigamente, mas online, "sem páginas", para poder partilhar com quem me queira ler tudo o que me inspira e me traz alegria, o que me choca e me entristece, o que me faz rir e me comove. Das coisas mais importantes às mais triviais. Acima de tudo, espero que se divirtam a "folhear" as páginas. Bem-vindos.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Marcadores:

por Carmen Saraiva

2 comentários

De Marta Tomé a 23.07.2013 às 22:27

Andei a passear pelos teus posts e foi um passeio bem agradável - estás a escrever tão bem, Carmencita :)

De Carmen Saraiva a 24.07.2013 às 10:04

Obrigada pela visita e pelo comentário, que me encheu o ego - sobretudo vindo de ti, cuja opinião valorizo muito! :) Fico feliz por teres gostado! Espero não desiludir... :P

Comentar post



Em poucas palavras



O que preenche as páginas