Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Por Carmen Saraiva

foto do autor


Contacto

cmsaraivasantos@gmail.com

100 páginas no Instagram

@carmensaraivasantos

calendário

Setembro 2013

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930


Pesquisar entre as páginas

 


Leituras do momento

Segunda-feira, 16.09.13

Recebi hoje na minha caixa do correio um mimo da minha querida R., "O Livro do Bebé Feliz", de Gina Ford, da Bertrand Editora (já te agradeci há pouco, mas mais uma vez nunca é demaisl!). Já tinha ouvido maravilhas das teorias desta especialista britânica em cuidados infantis e sobre o seu método para instituir rotinas desde cedo aos bebés, e fiquei curiosa. Esta coisa das horas para isto e para aquilo e do ensinar a dormir é assunto do meu maior interesse e quero ter a oportunidade de ler o máximo possível para tentar perceber onde estão os erros antes de cair na tentação de os cometer, e depois ser tarde demais.

É engraçado que ultimamente sinto quase como se tivesse regressado à faculdade e estivesse a tirar uma licenciatura em bebés. Teoria e mais teoria sobre tudo e mais alguma coisa. Ele é livros, ele é workshops, ele é sessões de esclarecimento, ele é cursos Pré-parto (começo o meu já esta quarta-feira). Não há testes nem avaliações - por enquanto, claro, porque o maior teste vem depois de ela nascer. Aí é que se vai ver se estive com atenção às aulas ou se mais valia ter-me baldado para ficar na esplanada a tomar café e a conversar com os colegas (quem andou na FCSH sabe do que estou a falar).

Claro que isto é tudo muito bonito, mas pode sempre sair-nos o tiro pela culatra. Todos os bebés são diferentes e como tal não sabemos o que nos espera, se um anjinho que come e dorme, se um diabrete que não se cala todo o dia/noite. Aí é que a viabilidade dos métodos será devidamente testada (e a nossa paciência para os aplicar também). Mas pronto, o saber não ocupa lugar e não faz mal irmos lendo sobre o assunto, por muito ou pouco que isso nos ajude depois na hora H.

 

 

 

 

E estes são outros três livros que andam espalhados aqui por casa. Tenho de admitir que comprei "O Grande Livro do Bebé", do pediatra Mário Cordeiro (A Esfera dos Livros) apenas na intenção de o poder vir a usar como ferramenta de consulta, para esclarecer alguma eventual dúvida. O facto é que, já em casa, o abri, comecei só a ler na diagonal, e acabei a devorá-lo de uma ponta à outra, de tão bem escrito que está. Sinceramente, adorei as teorias e as dicas do Dr. sobre os mais variados temas e a forma como os expõe, sempre muito clara, racional e descomplicada. Acho que foi isso que mais me atraiu realmente: a "descomplicação". Isso e o facto de tudo o que é dito me fazer todo o sentido. Posso dizer que aprendi imenso e tirei dicas muito úteis, como tal foi um excelente investimento. Quanto ao "Método Estivill", da Leya Editora, não achei nada de especial e não acrescentou muito mais aquilo que já tinha retirado d' "O Grande Livro do Bebé". Quanto ao terceiro, só me vai ser útil a partir dos 4/5 mesitos de vida da bebé, daí ainda não ter "mergulhado" devidamente nos conteúdos. No entanto, comprei-o porque me foi recomendado pela minha partner M., que já o tem há algum tempo e me disse maravilhas. Tem muitas receitas apropriadas para cada fase da vida do bebé, por isso acho que vai ser uma grande ajuda para os dias de menos inspiração. Ou mesmo para aqueles em que estarei em completo desespero.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Marcadores:

por Carmen Saraiva


Em poucas palavras



O que preenche as páginas