Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Por Carmen Saraiva

foto do autor


Contacto

cmsaraivasantos@gmail.com

100 páginas no Instagram

@carmensaraivasantos

100 páginas no Facebook


calendário

Setembro 2013

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930


Pesquisar entre as páginas

 


Work work work... mas não só

Quarta-feira, 25.09.13

Tenho estado pouco tempo em casa ultimamente, e quando estou tenho geralmente trabalho para fazer que preciso de despachar e entregar, por isso não tenho postado com a devida regularidade! Os dias têm passado a correr e os fins de semana são sempre para ficar um pouco na ronha e passear com o(s) meu(s) amor(es), por isso o resto fica em standby.

 

Hoje ao final do dia temos a nossa segunda aula da preparação para o parto no Centro Pré e Pós Parto (http://www.preeposparto.com), em Entrecampos. Adorei a primeira sessão com o enfermeiro Luís, é super bem-disposto e pôs toda a gente à vontade e a rir à gargalhada com a leveza com que abordou os temas, sem deixar de eslarecer e desmistificar algumas questões com a devida seriedade. O centro tem um ambiente super agradável e toda a equipa é extremamente simpática. Estamos a adorar tudo até agora.

A parte final da primeira sessão foi um momento de relaxamento numa sala ao lado, descalços, sentados em tapetes de ioga, à luz das velas, em que o enfermeiro Luís nos explicou de que forma poderíamos estimular naturalmente a produção de ocitocina (a suposta hormona que nos ajuda a ter um parto menos doloroso e mais tranquilo). Foi muito interessante e fez-me todo o sentido a questão da importância da penumbra - "Quando é que os animais costumam parir? Não é durante a noite?" - que aparentemente é essencial. Já tinha lido isso algures, mas foi interessante perceber porquê. Claro que ninguém vai pedir para estar às escuras na sala de parto, mas foi muito útil saber que nos momentos que antecedem a hora H no quarto, o ambiente com menos claridade é o mais propício ao relaxamento e ao alívio das contrações. Eu já comprei uma velinha de aromaterapia para levar comigo - se resulta ou não, logo veremos! A respiração profunda também é de extrema importância - "Ninguém consegue estar nervoso a respirar profundamente, certo?" E pensarmos em coisas que nos deixem felizes, que nos sejam queridas, é outro truque. Enfim, agora só falta mesmo chegar ao dia e lembrar-me disto tudo sem querer atirar-me da janela nem destruir o que está à minha volta... Mas acredito que sim, que me vou conseguir lembrar de pelo menos alguns dos pormenores e que me irão dar imenso jeito!

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Carmen Saraiva

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Em poucas palavras



O que preenche as páginas


Folhearam as 100 páginas


subscrever feeds